Anuncie aqui!

    Os morcegos vampiros

    23 janeiro 2010

    Dentre os mamíferos, os morcegos-vampiros são os únicos exclusivamente hematófagos. Mas não se assuste com essa informação pois das mais de 1 100 espécies de morcegos conhecidas, apenas três se alimentam de sangue.. Aqueles morceguinhos que ficam em árvores dando seus vôos razantes a noite, geralmente são inofensivos, são comedores de flores e frutos.
    Os vampiros que se alimentam de sangue são: o morcego-vampiro-comum (Desmodus rotundus), o morcego-vampiro-de-asas-brancas (Diaemus youngi) e o morcego-vampiro-de-pernas-peludas (Diphylla ecaudata). Eles não atacam seres humanos: o morcego-vampiro-comum prefere animais maiores, como bois, vacas e cavalos. As outras duas espécies avançam sobre galinhas, aves e bichos silvestres de menor porte. Como esses morcegos só ingerem sangue, não resistem mais de três dias sem o líquido. E de mordida em mordida, vivem cerca de 20 anos.
    Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, os morcegos-vampiros não chupam o sangue (fazendo dois furinhos na vítima), mas sim usam os dentes incisivos para fazer um corte (parecido com uma raspagem) na pele do animal e usam a língua dobrada, em forma de tubo, para lamberem o sangue até se saciarem. A saliva tem um anticoagulante muito eficiente. Os vampirinhos conseguem caminhar no solo, apoiados em seus dedos e costumam morder suas presas nas orelhas, dedos e outras extremidades, pois são locais de difícil percepção.


    Desmodus rotundus


    Diaemus youngi

    Diphylla ecaudata!

    0

    Postar um comentário